O que é creme de leite
O creme de leite é muito utilizado no Brasil, por vezes podemos confundir com as natas. Na verdade o processo para as obter é idêntico, o que difere é a quantidade de gordura e quando é feito o processo de maturação, que é a fermentação do creme/nata com bactérias lácteas. O creme leite é um derivado do leite, que passa pelo processo de desnatação por centrifugação para separar o leite desnatado do creme/nata. Depois desta separação é feito o tratamento térmico, que pode ser pasteurização, ultrapasteurização (UHT) ou esterilização.
No Brasil existe mais do que um tipo de creme de leite que estão divididos pelo teor de gordura. Os mais comuns são:
– De pacote (200ml): De 17 a 20% de gordura;
– De lata (300ml): De 20 a 25% de gordura;
– De garrafa ou pacote (500ml): De 30 a 35% de gordura.
Com base na separação por quantidade de gordura em cada tipo, são as natas frescas e natas para bater em Portugal que mais se parecem ao creme de leite fresco do Brasil (de garrafa), pois os três contêm de 30 a 35% de gordura, são homogeneizados, fazem chantilly, molhos e manteiga.
O creme de leite de lata ou de pacote pode ser comparado às natas culinárias. Estes tipos contêm menos gordura, recebem tratamento térmico tipo UHT e não fazem chantilly.
O uso do creme leite é similar ao uso das natas. É utilizado para chantilly, em recheios de tartes e bolos, massas de bolachas, semi-frios, bolo de bolacha, gelados, pudins e outras sobremesas, além de molhos salgados.
– Creme de leite de pacote: não faz chantilly e pode talhar a ferver em molhos demasiado ácidos.
– Creme de leite de lata: não faz chantilly e pode talhar a ferver em molhos demasiado ácidos.
– Creme de leite de garrafa: faz chantilly e não talha. Se bater demasiado, pode ficar em manteiga.
Deixo uma receita de Creme de leite simples.