Placa de indução como funciona
As placas de indução funcionam gerando um campo magnético de potentes ímanes, que em contacto com panelas de fundo ferromagnético entram em funcionamento. Tornam-se mais seguras pois é o recipiente que aquece, apesar de haver obviamente calor residual na placa. Por esta razão, tem de se utilizar sempre recipientes próprios.
Existem várias alternativas, até para placas onde se consegue unir a superficie. Encontramos também placas para poder usar outro recipiente não próprio para indução.
Uma das grandes vantagens é a rapidez de aquecimento, permitindo uma poupança de sensivelmente 40% em relação às vitrocerâmicas. Dependendo do modelo, dois litros de água podem ferver em poucos minutos. São também bastante seguras pois o que aquece não é propriamente a placa mas sim o recipiente, significando também que a energia gasta é só a suficiente para o recipiente em questão.
A limpeza é bastante fácil, uma vez que só aquece a superficie que está em contacto com o recipiente. Normalmente, limpando logo a seguir a utilizar, basta um pano húmido e um produto suave tipo creme, deixa a placa limpa. Não utilize nada abrasivo.
É sempre aconselhável que já tenha os ingredientes na panela quando ligar a placa, pois fica quente rapidamente. Aquece rápido mas também arrefece rápido. Conte só com um calor residual para acabar a cozedura e o vapor dentro do próprio tacho.