Como fazer batatas a murro
Para fazer batatas a murro convém que seja uma batata pequena. Começar por lavar bem as batatas, pois vai ser consumida com a casca, e dar umas picadas com um garfo, coze melhor e mais rápido. Ao cozer eu não ponho sal. Se deixar cozer um pouco mais a batata, e querendo que seja um pouco mais saudável, basta agora dar um leve murro na batata, para estalar a casca e temperar com azeite virgem, sal grosso e, se gostar, com orégãos ou coentros. Dou uma mexidela e está pronto a servir.
Queremos a batata a murro mais tradicional, não podemos deixar cozer demasiado. Ao colocar as batatas a cozer pré-aqueça o forno a 200ºC. Durante a cozedura pique a batata e deve sentir no garfo alguma resistência. Escorremos bem a água, e agora é altura do murro, sempre sem esmagar, só para estalar a pele. Colocamos as batatas numa assadeira de ir ao forno com azeite virgem, sal grosso não em demasia, alho às fatias, e uma erva aromática a gosto. Pessoalmente acho que o alecrim ou o tomilho funcionam muito bem. O sal potencia sempre o sabor, mas não exagerando sentimos o sabor da batata também.
Ao servir pode provar uma batata e se não estiver ao seu gosto de sal, coloque umas pedrinhas por cima. Ou deixe assim para que cada pessoa coloque a gosto. Por esta razão é que não utilizo muito sal durante a confeção.
Agora é só acompanhar com o que quiser. Umas optimas espetadas de peru, um bacalhau assado ou polvo. São opções que podem assar no forno juntamente com as batatas e até com o mesmo tempero usado.
Espero que experimentem e gostem.