O que levar para um piquenique
Os dias quentes e mais longos estão a chegar. Altura ideal para programas ao ar livre como piqueniques. Juntar amigos ou família é sempre uma alegria.
Quando penso em piquenique, penso na natureza, no sol e claro em comida. Saborosa, simples, fresca mas que aqueça o corpo e a alma. Mas penso também na tralha toda que tenho de levar. No entanto, é sempre um dia bem passado.
Será que vamos precisar de um camião para levar tudo, e uma semana para organizar?
Nada disso! Programar sim, um pouco e ter uma folha e lápis à mão para fazer a bela da lista. Adoro listas para as compras, para o campismo, para o Natal… E assim nada esquece, em principio????.
Temos de ser práticos e pensar em alguns detalhes que convém levar.
Manta de piquenique, sugiro as que têm um fundo fino em alumínio pois não deixam passar a humidade própria da relva, por exemplo, tornando-se mais confortável.
Mala térmica para conservar as bebidas e alguns alimentos que necessite de fresco. Quando faço uma caminhada seguida de piquenique prefiro a mochila. É muito mais leve e pratica. Sendo só para repousar e ver os miúdos brincar, levo uma maior. Os miúdos gastam muita energia e claro está, depois querem repor. Organize a mala de forma a que os produtos mais frágeis fiquem por cima. Não se esqueça dos acumuladores de frio. Ultimamente tenho optado por lavar o carrinho das compras ????, para o que não necessita de frio, pois as rodinhas dão muito jeito. E é super fácil de arrumar as coisas. Mas só quando não há caminhada.
Canivete suiço vai ser útil em algum momento. Apenas por curiosidade, vejam este canivete só falta o grelhador, .
Toalha de mesa, assim não suja a manta para depois nos podermos recostar. Adoro as vermelhas aos quadrados. Podem ser também de plástico, assim não corre o risco de molhar a manta. Guardanapos, pratos, copos e talheres reutilizáveis de preferência.
Pequenos items como repelente de mosquitos, protetor solar, sacos do lixo, chapéu ou boné também são necessários. Umas cartas para jogar também não é má ideia. Tente arrumar alguns items relacionados com o piquenique juntos assim é mais fácil de não esquecer.
Agora a parte mais saborosa.
- Água é essencial. Umas cervejinhas também. Agora tudo vai depender dos convivas. Hidratar é imprescindível em dias de muito calor.
- Chá gelado é óptimo, feito em casa.
- Salgadinhos como rissóis, bolinhos de bacalhau, empadas.
- Quiche resulta muito bem, pode já levar cortada às fatias.
- Panados, não podem, nem devem faltar, pelo menos para mim.
- Batata frita.
- Pão, eu prefiro sempre levar simples e à parte umas caixinhas, estas são muito práticas para os fatiados, com queijo, uns enchidos já às fatias ou até uma compota, assim cada um come o que quer.
- Fruta sabe sempre bem e como melancia ou melão e ananás já pode ir cortada aos pedaços. Sendo verão há muita fruta por onde escolher, cerejas, morangos, ameixas, peças pequenas que indo já lavadas é só pegar e comer.
- Legumes como cenoura aos palitos, tomate cherry, rabanetes, pepino podem resultar bem.
- Salada de massa com atum ou fiambre e legumes, primeiro estranha depois entranha. Toda gente gosta.
- Ovos cozidos simplesmente.
Posso levar também um molho de iogurte para os legumes ou um paté para barrar no pão ou queijo fresco. Mas neste caso planeio as coisas para que ao chegar ao local do piquenique seja hora de se comer e esses sejam os primeiros a consumir.
Finalmente, levar boa disposição é o mais importante. O resto vamos moldar ao nosso gosto.